out 162010
 

Alvaro Pierri Foto: Paul Wilke

Esta música que você está escutando é o Estudo nº 1 de Villa Lobos. E quem está interpretando é Alvaro Pierri, um violonista uruguaio nascido em Montevideo. De uma família de músicos, recebeu sua primeira educação musical de sua mãe, no piano, e de sua tia, no violão.

Com 11 anos ele já faturava prêmios internacionais em competições de violão, incluindo o 1º Prêmio na Competição Internacional de Violão em Buenos Aires e outra em Porto Alegre, além da medalha de ouro no 18º Concurso da France Musique – Radio France em Paris.

Compositores famosos como Leo Brouwer e Astor Piazzolla escreveram peças para Alvaro Pierri. Ele se apresenta regularmente nas principais salas de concerto da Europa, Japão, América do Norte e do Sul.

Eu tenho um DVD dele com Astor Piazzolla, tocando em duo, que vocês verão uma parte em 2 vídeos mais abaixo. É um registro histórico imperdível.

Mas o meu CD predileto, extremamente bem gravado e que já escutei centenas de vezes ao longo de uma década e continuo gostando como da primeira vez é esta da capa abaixo, o CD Villa-Lobos: Choros Nº.1/Etude Nos. 1-12/Prelude nºs 1-5. O que é bom é bom; a gente não cansa. Minha pequenina princesa também adora música e dorme ouvindo este CD com muita freqüência. Entre todos os intérpretes de Villa Lobos, Alvaro Pierri é o meu predileto. Seu estilo é único.

Eu não sou músico, portanto não tenho conhecimento para avaliar com profundidade. Falo apenas da minha percepção como ouvinte: a interpretação dele é flexível, espontânea, genial. São pequenas variações sutis que tornam sua performance diferenciada de todos os outros violonistas que eu conheço.

“…Qual seu segredo? Paixão pelo seu instrumento e amor pela música, que flui de suas mãos para envolver as cordas e – sem considerar seu brilhantismo técnico – deixa-nos tomar parte no milagre de pura virtuosidade…” (Tageszeitung, Munich)

“Ouvir Alvaro Pierri é estar na presença de um artista que nos faz esquecer seu instrumento, que cria uma sutil e delicada linguagem chamada música” (RV-France Musique)

Aqui, interpretando “Tomara”, de Toquinho e Vinicius De Moraes:

Miguel Llobet “El Noi de la Mare”:

Fernando Sor “Study in A Major”:

Fernando Sor “Study in E minor”:

Tocando peças polonesas para violão:

Agustin Barrios Mangore – El Ultimo Tremolo:

Concerto para violão e bandoneon. 1º movimento. Astor Piazzolla Bandoneon & Alvaro Pierri:

Concerto para violão e bandoneon. 2º movimento. Astor Piazzolla Bandoneon & Alvaro Pierri:

Artigos relacionados:

  3 Comentários para “Alvaro Pierri”

Comentários (3)
  1. Tive o prazer de ser seu aluno na UFSM/RS. Mais que aluno,sou seu admirador incondicional. Seu talento desmedido só lhe adicionou qualidades como ser humano. Grande profissional, grande professor, grande amigo.

  2. Alvaro Pierri, em suas interpretações, sabe equilibrar harmonia e melodia, com a competência de um violonista muito expressivo e que sabe tirar do instrumento uma sonoridade digna de colocá-lo na galeria dos melhores instrumentistas da atualidade.

  3. O violonista Alaro Pierri deu uma interpretação interessante á obra de Barrios: el ultimo tremolo, onde percebemos muita musicalidade e uma dinâmica digna de um de um vilonista internacional de ponta, infelismente não o conheço pessoalmente, apenas por vídeos e cds, mas sei que se trata de um grande músico

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>