dez 292010
 


Craig Armstrong é um compositor escocês de música clássica contemporânea e trilhas sonoras de cinema.  Do estilo barroco de Romeu e Julieta, ao gótico de Moulin Rouge; ligeiramente minimalista em O Americano Tranquilo; épico e romântico na música que você está ouvindo agora, PM’s Love Theme, do filme Simplesmente Amor, até o estilo sereno e escapista de seu CD Piano Works, impressiona a variedade de elementos que ele usa nas trilhas sonoras.

É como se a música dele evocasse imagens e memórias. Baz Luhrmann (diretor de “Moulin Rouge”) disse que sente como se a música de Craig Armstrong fosse ela própria um filme.

Selecionei aqui uma amostra significativa de seu trabalho. Entre os filmes para os quais Craig compôs a trilha sonora o que mais me chamou a atenção foi:
Simplesmente Amor (Love Actually)

Um delicioso filme de Richard Curtis, uma comédia romântica inteligente com o mais fino humor inglês e uma coleção de bons atores como Emma Thompson, Colin Firth, Hugh Grant, Keira Knightley e Liam Neeson, entre outros. A música se encaixa perfeitamente no espírito do filme, com a dose certa de drama e comédia, o equilíbrio certo entre alegria e tristeza:

PM’s Love Theme

 

Glasgow Love Theme

Portuguese Love Theme, a música das inesquecíveis cenas do escritor (Colin Firth) com a portuguesa Aurélia (Lúcia Moniz):

O CD mais bonito de Craig Armstrong, além da trilha sonora de Simplesmente Amor, é esse:

Piano Works

Este é um Cd de música clássica em piano solo. Eu tenho ele. É lindíssimo, muito bem gravado e eu recomendo sem medo e tem inclusive algumas das músicas que ele compôs para filmes transcritas para o piano. O vídeo a seguir é a oportunidade única que existe na internet para vê-lo tocar. Foi gravado em Paris:
Weather Storm

Leaving Paris

Na seqüência agora só de trilhas sonoras:

O Americano Tranquilo (The Quiet American)

Belíssimo filme (remake) de Philip Noyce produzido por Anthony Minghella com Michael Caine e Brendan Fraser:

Elizabeth: A Era de Ouro (Elizabeth: the Golden Age)

Filme de Shekhar Kapur, com Cate Blanchet , Clive Owen e Geoffrey Rush. Aqui, uma das músicas mais significativas, Storm:

Moulin Rouge!

Filme interessante de Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Ewan McGregor. Aqui a música Satine And Christian’s Theme:

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme

Filme de Oliver Stone, com Shia LaBeouf e Michael Douglas.

Plunkett & Macleane

Comédia de Jake Scott, com Robert Carlyle, Jonny Lee Miller e Liv Tyler. A música Escape é bastante famosa:

World Trade Center

Filme de Oliver Stone, com Nicolas Cage e Maria Bello. Piano Theme:

O Colecionador de Ossos (The Bone Collector)

Filme de Philiph Noyce, com Denzel Washington, Angelina Jolie e Queen Latifah:

New york city

Prelude

Ray

Filme imperdível de Taylor Hackford, com Jammie Fox, sobre a vida de Ray Charles, uma incrível jornada musical pela música americana dos anos 40 à década de 90. Aqui a música Della’s Theme:

E quase ia me esquecendo de um outro filme famoso:

O Incrível Hulk

Artigos relacionados:

  5 Comentários para “Craig Armstrong”

Comentários (5)
  1. Qual o nome da musica tema de ( bruce&betty ) no filme hulk de craig armstrong?????

  2. Adorei o especial de fim de ano, as músicas são uma verdadeira viagem, me remetem a formas e cores e me desperta vontade imediata de produzir. Excelente estímulo Luighi, obrigado pela oportunidade.

  3. Belíssimo final de ano com Craig. A parte visual sempre espetacular no EC Fotos Rotelli impressionantes, assim como as selecionadas do Salgado em Saramago. A ilustração dos artigos é sempre emocionante. Me senti como o Perrini.

  4. Adorei a homenagem ao Craig. Sou fã dele também. Muito show…

  5. Craig Armstrong (e Entre Culturas) encerram solenemente 2010 e me remetem ao desconhecido 2011 com um coração onde retumba a esperança.

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>