fev 232011
 
Por Ane Frenhi *

Esta técnica é bastante flexível e pode ser misturada com alguns auxiliares bem interessantes e, assim como a aquarela, exige certo grau de domínio do desenho.

De início, o lápis aquarelável pode ser usado seco como um lápis de cera normal. Depois de pronta a pintura pode-se passar o pincel úmido fazendo alguns efeitos aguados.

O efeito de mais impacto é o uso do lápis com força, nas áreas escuras da pintura, e com traços bem marcantes. Depois de pronto passe o pincel com água, no sentido do escuro para o claro, lavando sempre o pincel no sentido das áreas claras, para que o pigmento não invada as áreas de luz.

Um efeito muito bonito é filetar o desenho com caneta nanquim depois de seca a pintura.

Esta técnica deve ser usada em papel 300 gramas e com textura, tipo papel Monval da Canson.

Para emoldurar é necessário o uso de vidro para preservar o papel.

Outra característica interessante do lápis aquarelavel é a portabilidade, com uma pequena pasta pode-se levar para qualquer passeio e aproveitar a paisagem.

*A artista Ane Frenhi mora em Ribeirão Preto, SP e ministra cursos regulares de pintura em seu ateliê.

Contato: anefrenhi@gmail.com

Website: www.anefrenhi.com.br

Artigos relacionados:

  20 Comentários para “Videoaula: Lápis Aquarelável”

Comentários (20)
  1. Boa noite Ane, apesar de me agradar muito aula presencial a disponibilidade por vezes impede de realizarmos alguns sonhos, portanto aguardo seu curso online.
    Grato.
    Flavio Donatello
    P.S. Sensacional o video.

  2. NÃO APRENDI NADA;FALTARAM DETALHES NAS EXPLICAÇÕES;NEM TODOS TEM CONHECIMENTOS MAIS PROFUNDOS DAS TECNICAS

  3. Incrível! Se eu conseguisse fazer 50% de tudo que ela mostrou já me sentiria muito feliz, eheheh.

  4. muito interessante

  5. Gostaria de aprender desenhar com lapis de cera

  6. Ótima a sua vídeo – aula ! Lindo o seu leve traço ! Vou aprender a desenhar para poder usar os lápis aquareláveis que trouxemos de viagem e ainda nem fizemos uso. São importados por Lapis Johann Faber S/A / Albrecht Durer / mina extra macia / diametro 3,8 mm / extra grosso / Made in Germany , só não sei , se apropriados para iniciantes… Tive uma iniciação de desenho livre há muiiiito tempo atrás …….agora , já vovó de tres netos , me vem essa vontade de traços , papéis e cores novamente …… Muito obrigada por ter me incentivado à querer recomeçar e que 2015 seja maravilhoso para você e seu trabalho !

  7. Parabéns, explica muito bem. Seus trabalhos são muito bonitos ! Cintinue assim!

  8. Olá. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber sobre essa aula online e outras caso tenha.
    Obrigado
    Sergio

  9. Muito bom e fácil.

  10. Olá, ótimo vídeo, estou com um trabalho para fazer para a escola com lápis aquarelável e não estava sabendo como usa-lo, me ajudou bastante, obrigada

  11. Quando vc irá iniciar as aulas online, estou muito interessada.

  12. Estou maravilhada com a técnica aliada ao talento e o bom gosto da artista. Parabéns, e continue a espalhar a arte para que ela não morra.

  13. Para pintar com o lapis aquarelavel fica igual a no papel?

  14. Suas aulas são muito boas, gosto muito de desenhar, mas não tenho técnica. Não sei pintar muito bem e suas aulas me auxiliarão “). Queria que postasse uma lista de materiais necessários para iniciantes em pintura e desenho, por favor! Ah! Qual é o nome da banda e o da música desse vídeo?
    obg!

  15. Olá
    a senhora dá aulas de pintura?

  16. Mariana, uma das belezas do lápis de cor é a mistura de tres tons para cada cor, isto amadurece e encorpa o trabalho. Mesmo em áreas pequenas e marcadas, o procedimento deve ser este, e comece pelos escuros,ssem forçar muito pois o pigmento se torna muito intenso depois de molhado. Faça áreas de passagem do claro para o escuro, isto valoriza a ilusão de volume, luz e sombra, Não se esqueça de reservar os brancos da luz. Se precisar é só escrever. Boa Sorte!

  17. Ola, gostei muito do seu desenho, mas fiquei com uma duvida quando fui tentar pintar desenhos certinhos em que as cores não se misturam.
    Quando vou espalhar com o pincel algumas areas ficam brancas e outras ficam muito fortes.

  18. espero vir a tirar proveito destas dicas

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>