mar 012011
 
Por Luigi

Olha que maravilha o timbre da voz dessa moça. Ela é colombiana e além de cantora, também compositora. A música que está prestes a iniciar é “Te extraño”:

A prensa comercial só nos traz da Colômbia a Shakira. Entre Culturas mostra o talento de Marta Gomez, um bálsamo de poesia e boa música com um toque de jazz latino.

“Marta nació cantando.
En su cuna componía
y cantaba los ruidos que la rodeaban,
para llamar el sueño.

Marta compone para conjurar la nostalgia
y espantar las tristezas, las suyas y las ajenas.
Aprendió a cantarle al alma y el alma aprendió a oírla.

En su voz canta el viento, a veces se ríe un río
y hasta se escuchan los murmullos de la tierra.

Con su guitarra, su voz y llena de ganas sigue componiendo
los cantos que la rodean
y las voces que le dictan las ausencias, para arrullar el silencio.”

Nicolás Buenaventura Vidal
Realizador de cine, guionista y cuentero

Veja que bela interpretação de uma música mexicana antiga, do século XIX, Cielito lindo. Aqui no Brasil fizeram dela uma marchinha de carnaval, uma versão adaptada para bêbados se despedirem na madrugada. Mas considere ouvi-la com a letra original, na interpretação belíssima de Marta Gomez. Ela nunca mais parecerá a mesma depois disso:

Marta Gomez compõe com suas memórias de infância e o cotidiano de sua terra natal, a Colômbia de Gabriel Garcia Marques. Músicas originais e não raro com conteúdo social. É assim que ela canta a vida de um menino que desde os 7 anos trabalha nas minas de sal na Bolívia na música “Basílio”, inspirada no documentário “El minero del diablo”.

E não fica só nisso: ela vai à luta e se engaja de fato no trabalho social. Mantém desde 2004 uma fundação e faz séries de shows beneficentes para arrecadar fundos seja para crianças vítimas de abuso sexual na Colômbia ou para a educação de crianças que moram em um lixão na Guatemala.

Sua discografia mais recente inclui os álbuns: Sólo es vivir (2003), Cantos de Água Dulce (2004), Entre Cada Palabra (2006) e Musiquita (2009).

Selecionei aqui algumas músicas destes 4 CDs. A primeira música que tocou automaticamente, “Te extraño”, é do CD “Sólo es vivir”. Abaixo estão músicas dos outros 3 CDs, para você conhecer:

Entre cada palabra, do álbum homônimo

Nesta bela música ela fala da importância dos interstícios de silêncio entre as palavras e entre as notas da melodia. A propósito, eu publiquei aqui no Entre Culturas um poema emocionante de Fernando Pessoa exatamente sobre esse tema: a magia que reside entre as palavras do poeta.

La Finca, do álbum Cantos de Agua Dulce

Almita mia, do álbum Musiquita

Negrito, do álbum Entre Cada Palabra

Artigos relacionados:

  8 Comentários para “A colombiana Marta Gomez”

Comentários (8)
  1. Sou músico, atuo nesse contexto, o da música latinoamericana e mesclo essa música com a nossa MPB, não conhecia Marta Gomez, um surpresa agradabilíssima, espetacular, seu timbre de voz, presença de palco, talento para compor e ainda mais acompanhada de excelentes músicos, o resultado não poderia ser outro… me atrevo a dizer que esta surgindo uma nova Violeta Parra, em tempos diferentes, objetivos diferentes mas igualmente grandiosas. SALUDOS MARTA GÓMEZ

  2. Escutei ontem pela primeira vez essa artista incrivel! Musica de qualidade impar! Parabéns pela divulgação. Virei fã!!

  3. Lindo, que voz maravilhosa. Um dia ouvindo Milton Nascimento junto com um amigo ele me disse: ” que a música é o alimento da alma”. Ouvindo a Marta Gomez pra mim não fica nenhuma dúvida. Como seria bom ter discos desse bálsamo para comprar aqui no Brasil.

    Parabenizo e fico na torcida para conhecer novas maravilhas musicais através deste site.

    Um grande abraço

  4. Ela é excelente, timbre de voz diferenciado. É bom saber que na Colômbia não tem só shakira, que por sinal gosto mais da Marta Gomez do que da primeira, pela a qualidade da voz. E quero endoçar as palavras do colega José Ferreira, parabéns para a Nova cantora da Colômbia.

  5. Que linda voz e bela cantora!!Demais suas canções.Parabéns pelas suas obras musicais MARTA GOMES.Edu, seu novo fã.

  6. Muito bela, devia ser mais divulgado o trabalho dela, parabéns! beijo

  7. Uma tendência muito interessente entre as novas cantoras é o alto nível dos músicos que elas escolhem para dividir o espaço do palco e das gravações. O trabalhos deles se destaca, não mais como meros coadjuvantes, mas sim como componentes de uma orquestra de câmara onde todos exercem um igual papel de destaque. Observamos essa característica nos trabalhos de Marta Gomes, Mônica Salmaso, Patricia Barber, Diana Krall, Roberta Sá, para citar apenas algumas dessas fantásticas cantoras. Como o resultado se torna mais rico! Deve ser MUITO prazeiroso para um músico trabalhar assim.
    A flautista da Marta Gomez foi roubada do paraíso.

  8. É importante acrescentar que Marta Gomez foi uma brilhante aluna de canto da Berkeley University na Califórnia. Os grandes talentos quando devidamente lapidados alcançam um outro nível de qualidade. A profissionalização é algo realmente admirável

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>