mar 142011
 
Por Luigi Rotelli

Sabe-se que a proporção áurea foi usada por escultores e arquitetos desde a grécia antiga até pintores renascentistas, como Boticelli e Leonardo da Vinci. Com essa fórmula chega-se a um número irracional instigante, ligado à natureza do crescimento: na organização pentagonal dos átomos de cristais de quartzo, na espiral de um girassol, em algumas proporções do corpo humano e foi encontrado até mesmo no ciclo temporal das ondas cerebrais. Até mesmo a grande pirâmide de Queops segue exatamente a proporção áurea, fato confirmado por extensas medições.

A fórmula da proporção áurea (The Golden Ratio). A razão entre “a+b” e “a” é igual à razão entre “a” e “b”:

É por isso chamado de número divino. Seu valor arredondado é de 1,618 e é representada pela letra grega φ (phi) em homenagem a Phidias, um grande escultor grego do século V A.C. ao qual estudiosos atribuem o emprego da proporção áurea em suas obras, notadamente nas estátuas do Partenon. O número de ouro representa, assim, uma constante de harmonia e beleza. Na bela foto abaixo, do fotógrafo David Lazar, a linha do horizonte, levemente ofuscada pela neblina, está muito próxima da proporção áurea em relação à altura total da foto:

Nascer do sol na Índia. Foto: David Lazar

Entretanto, é provavelmente apenas uma coincidência. Não há nenhuma nota do fotográfo sobre o uso da proporção áurea nesta foto.

A seqüência fibonacci, que recentemente ficou célebre depois do best seller de Dan Brown, “O Código da Vinci”, é uma seqüência de números cuja razão entre um número e o seu antecessor tende a se aproximar da razão áurea no sentido ascendente.

Espiral de Fibonacci - cada retângulo subdivide-se em dois e o maior está em proporção áurea com o menor. Os tamanhos de cada um seguem a famosa seqüencia de Fibonacci: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181, 6765, 10946…

Durante séculos a razão de ouro chamou a atenção de estudiosos e chegou, forçadamente, a ser considerado como onipresente na natureza: das conchas nautilus à espiral galáctica. Estudiosos colocaram por terra depois boa parte destes mitos. A espiral da concha nautilus é também um tipo de espiral logaritmica mas com um ângulo completamente diferente daquela baseada na razão áurea. E mesmo naqueles casos que são citados como exemplos incontestes de aplicações da razão áurea,  incluindo a real motivação de Boticelli na pintura “Nascimento de Vênus” e o famoso estudo das proporções humanas de Da Vinci ( O Homem Vitruviano), há controvérsias.

A vontade de encontrar um número irracional único nas proporções da anatomia humana acabou sendo abandonada no último século. As proporções anatômicas do corpo humano são essencialmente dinâmicas, mudam o tempo todo, evoluem com a idade, são muito variáveis entre indivíduos e mutáveis com o passar dos séculos (basta lembrar que no último século a média de altura do ser humano cresceu alguns centímetros). Mas a busca de um sentido no caos e de uma fórmula simples e mágica que represente a natureza acaba, por vezes, sobrepondo-se à ciência e transforma-se em numerologia, que está para a matemática como a astrologia está para a astronomia, donde todo o misticismo que envolve esse número.

Numerologias à parte, esse número de ouro é uma relação proporcional esteticamente interessante, usada ainda no século XX pelo famoso arquiteto suiço modernista Le Corbusier.

Aplicar a proporção áurea na fotografia é possível com um pouco de treino: é só imaginar os terços e deslocá-los um pouco para o centro. Traçando linhas áureas em um retângulo 10×15 obtemos uma grade com linhas para dividir os volumes da imagem em proporções harmônicas e e pontos áureos onde podemos posicionar o assunto principal. Veja um exemplo prático:

 

A famosa “regra do terço” é uma simplificação da proporção áurea. Muitos confundem achando que é a mesma coisa, mas não é. Na internet você irá encontrar muitas referências misturadas: golden rule e rule of thirds tratadas como se fossem a mesma coisa. A proporção áurea é 1.618 e a proporção do terço é 1.666. Para dirimir a confusão veja o que o fotógrafo americano Jake Garn colocou no site dele:

"A razão àurea (a proporção divina) e a regra dos terços (a falsificação preguiçosa)."

Jake Garn é um excelente fotógrafo de moda que advoga o uso da razão áurea. Ele colocou alguns exemplos interessantes no site dele, embora ele mesmo ressalve que não buscou conscientemente esses resultados, apenas encontrou-os depois, analisando suas fotos, aplicando a espiral de Fibonacci sobreposta às fotos. Todas as fotos abaixo são de Jake Garn:

A análise não deixa de ser interessante. Observe não apenas as linhas, mas especialmente os retângulos. Eles permitem visualizar como se distribuem os volumes na foto. Trabalhar volumes em proporção áurea é algo muito mais difícil de aplicar mas o resultado é excepcional.

Embora tenham sido apenas uma coincidência e não algo deliberadamente buscado pelo fotógrafo, é não obstante interessante ver o resultado na fotografia.

Nesse último exemplo acima, porém, embora seja visível os volumes em cada retângulo áureo, ele forçou a barra, porque o horizonte está exatamente na linha do terço horizontal superior e o olho da modelo passa exatamente na linha do terço vertical. Ou seja, a foto acima segue exatamente a proporção do terço (isso sim, com certeza por resolução do fotógrafo) e o resultado, bem se vê, é bastante harmônico. Ou seja, a proporção do terço é próxima da proporção áurea e, de fato, muito mais simples de ser imaginada e aplicada em campo e será o objeto da próxima aula, quando vou analisá-la em detalhes com todas as suas implicações.

Mas, francamente, não há vantagem alguma em aplicar uma proporção fixa, seja ela áurea ou do terço, em situações tão variáveis como as que encontramos na fotografia. A composição mais vantajosa freqüentemente não segue rigidamente nenhuma regra. É algo instintivo do fotógrafo. É por isso que eu nunca falo em “regra do terço”. Usar uma proporção fixa como regra é um equívoco pois há inúmeras situações, como veremos, em que o resultado mais belo e harmônico contraria todas as regras.

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  18 Comentários para “Curso de Fotografia: Aula 4 – A Proporção Áurea”

Comentários (17) Pingbacks (1)
  1. Excelentes explicações. Geralmente utilizo a regra da terços em minhas fotografias porque de fato a foto fica muito harmônica. Mas tentarei me aproximar mais da espiral dourada das próximas vezes, porque o resultado, como visto nos exemplos acima, é fantástico.

    Até mais, obrigado.

    Clicando em meu nome pode ver minhas fotos.

  2. Preceso de fazer curso de fotogria de galeria sou moçambiquicano onde ponso me escrever e quas sao requesinto necensario para fazer curso

  3. Técnica, conhecimento e sensibilidade. Parabéns pelo belo trabalho!!!

  4. Gostei da explicação sobre a Proporção Áurea. Quebra a regra dos terços ou definir o assunto principal num dos cortes é tranquilo. Já a Proporção Áurea eu acho que não serei capaz de utilizar.
    Gostarei de receber as demais aulas.

    (não sei o que é website?)

  5. Excelente explicação. Obrigado.

  6. Muito bom, muito obrigada pela fonte e informações. ^^.

  7. não pára cara. muito bom teu trabalho.

  8. Parabéns pela matéria, ficou muito boa!
    Estava procurando assuntos ligados a regras de composição, proporção aurea e foi muito útil ter encontrado de forma tão ilustrada.

  9. Querido Luigi,

    Sou novata na área da fotografia, porem posso lhe afirmar que esta arte nasceu dentro de mim e este amor é tão forte, que corre em minhas veias e artérias pulsando intensamente, me pedindo atenção e, este é o motivo pelo qual comecei a estudar a arte de fotografar. Estou fazendo alguns cursos, e através de uma colega de curso, indicou este site e o seu curso de fotografia.
    Sou Fisioterapeuta, acupunturista e futuramente, FOTÓGRAFA !!!
    Adorei esta aula, e quero deixar registrado meu respeito e admiração por tanto conhecimento que “divide” para com outras pessoas … isto mostra o quanto és especial, pois dividir acaba multiplicando … aqui o menos é mais !!!
    Parabéns e continue sempre !!
    Abraço
    San Moraes (Regina Moraes)

    • Muito obrigado, Regina. Acredito que compartilhar conhecimento livremente é um dos bons caminhos para tornar a vida de todos melhor. Este site, por exemplo, só foi possível porque centenas de pessoas no mundo inteiro compartilharam seu conhecimento. Ele é todo feito com softwares livres. Diferentes pessoas, de diferentes nações, de diferentes línguas, etnias, religiões, se juntaram e doaram seu trabalho para a humanidade. É essa a noção que eu tenho, é esse mundo que eu gostaria para o futuro.

  10. Excelente aula e ilustrações. Vou pra n• 1, comecei do fim, mas já me apaixonei. Parabéns.

  11. Muito boa a sua aula de fotografia !!
    Diferente de tudo o que eu já vi por ae !!
    Espero que continue !!
    Parabens !!

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