jul 212011
 
Dica de Luiza Casaburi

Li e Reli recentemente o livro “Cartas a Théo” – Vicent Van Gogh.

Vincent Van Gogh: Auto retrato, óleo sobre tela.

As cartas são de Van Gogh para seu irmão Théo, escritas entre julho de 1873 e 1890. Mostram um pintor atormentado diante das questões apresentadas pela sociedade e que confronta modelos e costumes. Suas telas eram jorros de substância incendiária, bombas atômicas cujo angulo de visão, ao contrário de toda a pintura com prestígio em sua época, teria sido capaz de perturbar seriamente o conformismo espectral da burguesia do Segundo Império.

Comedores de Batata, Van Gogh, óleo sobre tela, 1885

Um pedacinho para ficarem com vontade:

Van Gogh: Trigal com Corvos, óleo sobre tela, 1890

“Um pássaro na gaiola durante a primavera sabe muito bem que existe algo em que ele pode ser bom, sente muito bem que há algo a fazer, mas não pode fazê-lo. O que será? Ele não  lembra muito bem. Tem então vagas lembranças e diz para si mesmo: “Os outros fazem seus ninhos, têm seus filhotes e criam a ninhada”, e então bate com a cabeça nas grades da gaiola. E a gaiola continua ali, e o pássaro fica louco de dor.
‘Vejam que vagabundo’, diz um outro pássaro que passa, ‘esse aí é um tipo de aposentado’. No entanto, o prisioneiro vive, e não morre, nada exteriormente revela o que se passa em seu íntimo, ele está bem, está mais ou menos feliz sob os raios do sol. Mas vem a época da migração. Acesso de melancolia – ‘mas’ dizem as crianças que o criam na gaiola, ‘afinal ele tem tudo o que precisa’. E ele olha lá fora o céu cheio, carregado de tempestade, e sente em si a revolta contra a fatalidade. ‘Estou preso, estou preso e não me falta nada, imbecis. Tenho tudo o que preciso. Ah! por bondade, liberdade! ser um pássaro como outros.”

Coleção: L&PM POCKET
Autor: GOGH, VINCENT VAN
Editora: L&PM EDITORES
Assunto: BIOGRAFIAS – ARTES

Artigos relacionados:

  6 Comentários para “Cartas a Théo – Vicent Van Gogh”

Comentários (6)
  1. essas foto e muitos boa quem admira esses quadro vale muito ele foi muito bonito o pintor ele eu to estudando a minha professora disse que ele era muito pertubado ele chegou até corta a orelha ele corto a orelha crando ele brigou com um homen depois ele corto a orelha quado ele se mato foi porque ele tava muito pertubado ele morreu ele mesmo se matou com um tiro no peito tirou a vida em poucos minutos

  2. eu escrevi esse texto hoje na aula de artes e o van gogh e doido d+

  3. vam gohg uma estrela em forma de homean e um sonho em forma de gente!!!!!!!!

  4. van um dos maiores pintores do mundo pintando com cores toda a sua dor e sua solidao

  5. ohh seus sentimento falam qm ele era!!!!

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>