ago 252011
 

Quando Cacá Diegues estava fazendo o filme “Deus é brasileiro”, disse que havia uma música de Villa Lobos que ele conhecia há muito tempo e queria colocá-la no filme de qualquer jeito. Essa música é Melodia Sentimental, uma das canções do poema sinfônico de Villa Lobos, “A Floresta do Amazonas”, a última obra que Villa Lobos compôs e regeu antes de seu falecimento. Ela foi especialmente gravada em duas versões para a trilha sonora, uma instrumental e outra com Djavan.

Eu também queria colocá-la no Entre Culturas de qualquer jeito. Fiquei em dúvida entre colocá-la no espaço de música ou de poesia, pois ela é de fato, um poema para ser ouvido. Um poema construído coletivamente: a música de Villa Lobos; a letra de Dora Vasconcellos; a voz impecável de Djavan em uma interpretação inigualável, de altíssimo nível; o violoncelo de Jacques Morelenbaum e o piano de Itamar Assieri.

Essa música já foi gravada por Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Mônica Salmaso, Zizi Possi, para nomear algumas que ouvi. Na voz arrebatadora de Djavan é longe a melhor de todas. A chave para se ouvir toda a poesia.

Ouça como quem degusta um bom vinho. O piano é uma beleza e o violoncelo surge impressionante depois da primeira estrofe fazendo algumas dissonâncias até entrar no tema principal. Ouça com atenção o violoncelo. Djavan faria bem em gravar as outras canções da obra “A Floresta do Amazonas”.

Melodia Sentimental

Música de Heitor Villa Lobos
Letra de Dora Vasconcellos
Voz : Djavan
Arranjo: Edu Morelembaum
Piano: Itamar Assiere
Violoncelos: Jaques Morelenbaum

Acorda, vem ver a lua
Que dorme na noite escura
Que surge tão bela e branca
Derramando doçura
Clara chama silente
Ardendo meu sonhar

As asas da noite que surgem
E correm o espaço profundo
Oh, doce amada, desperta
Vem dar teu calor ao luar

Quisera saber-te minha
Na hora serena e calma
A sombra confia ao vento
O limite da espera
Quando dentro da noite
Reclama o teu amor

Acorda, vem olhar a lua
Que brilha na noite escura
Querida, és linda e meiga
Sentir seu amor é sonhar

Melodia Sentimental é uma das quatro canções que fazem parte da obra sinfônica “A Floresta do Amazonas”. Trata-se de uma obra parte cantata, parte instrumental, com orquestra, coral e uma soprano, que retrata o Brasil e a floresta amazônica. Além do filme Deus é Brasileiro, ela também aparece em uma bela cena da minisérie “Hoje é dia de Maria”, cantada por Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella e agora na novela Cordel Encantado.

Dora Vasconcellos foi diplomata e poetisa (tem 2 livros publicados). Era embaixadora do Brasil nos Estados Unidos na década de 50, quando conheceu Villa Lobos. Ela fez as letras para “A Floresta do Amazonas”, originalmente composta por encomenda para servir como trilha sonora do filme Green Mansions (A Flor que não Morreu), de Mel Ferrer, estrelado por Audrey Hepburn e Anthony Perkins. Porém, a trilha sonora acabou sendo rejeitada pelo estúdio que usou apenas fragmentos rearmonizados e reorquestrados. Villa Lobos ficou bastante contrariado e decidiu transformá-la em um poema sinfônico. Gravou-a no ano seguinte, em 1959, regendo a orquestra com um coral e a soprano Bidu Sayão.

Villa-Lobos ladeado por Arminda, a embaixadora Dora Vasconcellos e desconhecidos, na comemoração de seu 70º aniversário. Nova York, 4-3-1957

A título de curiosidade, há um CD da OSESP com a obra completa, regido pelo maestro John Neshling (2007) e também um DVD da Orquestra Petrobras Sinfônica com o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, regido pelo maestro Isaac Karabtchevsky (2010).

Em outra oportunidade vou falar mais sobre Villa Lobos, um dos maiores compositores do século XX, da mesma estatura de Stravinsky e Prokofiev.

Aqui, uma versão instrumental também interessante da  “Melodia Sentimental” pelo “Villa Lobos Duo” (Boyan Karanjuloff, violão e Sven Holger Philippsen, cello):

 

Artigos relacionados:

  9 Comentários para “Djavan canta Villa Lobos”

Comentários (9)
  1. comparar de um cantor para o outro, não é possível.
    A música em si é um fenômeno.
    Feliz daquele que alcançou Villa Lobos.
    Fiz parte do canto orfeônico nas escolas.

  2. A música e todos seus detalhes é fantástica. Djavam, que presente incrível ganhamos de ti!

  3. Comentarvo que? Esta musica me deixa sem fala, – Saudades dos músicos da minha família que se foram.

  4. MUITO BOM SEM COMENTARIO NAO PODERIA SER MELHOR

  5. Meu Deus! Ouvir essa melodia, acompanhar a letra, deixar a voz do Dajavan entrar na alma é ir para outra dimensão, para o divino!

  6. Ouvi Melodia Sentimental pela 1ª vez na voz da Zizi e fiquei encantada. A interpretação do nosso Djavan tbm maravilhosa. Música e letra nascidas de uma inspiração transcendente. Villa Lobos era um gigante…

  7. música maravilhosa e excelente interpretação.

  8. Que maravilha essa música! Um resgate perfeito na voz de Djavan e belíssima interpretação desse duo. E é mesmo como você falou: um poema em forma de música.

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>