set 172011
 
Dica de Luiza Casaburi

Durante os oito anos em que apresentou o programa de rádio Palavras na brisa noturna, a jornalista Xinran se propos a discutir questões femininas sobre as quais pouca gente ousava falar.

A jornalista Xue Xinran

O peso de tradições antigas e as décadas de totalitarismo político e repressão sexual tornavam muito dificil o acesso à intimidade da mulher chinesa.

Xinran, 1958- As boas mulheres da China vozes ocultas. Titulo em inglês: The good womem of China: hidden voice. Tradução do inglês Manoel Paulo Ferreira - São Paulo Companhia das Letras, 2003.

De forma cautelosa, paciente e compreensiva, Xinran colheu relatos em que predomina a memória da opressão e do abandono: casamentos forçados, desilusões amorosas, ostracismo e violência. Idéias confucianas como a de que “numa mulher, a falta de talento é uma virtude” continuam presentes na imagem que a mulher chinesa tem aos olhos masculinos, e muitas vezes aos seus próprios olhos.

A carência de educação sexual e a repressão às manifestações de afeto fizeram de várias dessas mulheres vítimas de estupros, quase sempre acobertados pelo abuso do poder militar; outras foram presas por violar as severas restrições matrimoniais do regime; algumas enlouqueceram em meio a provações sucessivas. A essas histórias comoventes soma-se a da própria autora, separada dos pais na infância e vítima de humilhações devido a seus antecedentes culturais e económicos.

Em condições extremas de vida – como a de uma aldeia miserável no meio do deserto chinês ou a dos campos de reeducação da RevoluçãonCultural – é muitas vezes de forma rude e árida que afloram sentimentos de maternidade, compaixão e amor. O olhar objetivo de Xinran sabe dar ao tema um tratamento firme e delicado, trazendo à tona as esperanças e os desejos escondidos nessas difíceis vidas secretas.

Artigos relacionados:

  2 Comentários para “As boas Mulheres da China: Vozes Ocultas”

Comentários (2)
  1. SÓ IRÁ MUDAR QUANDO HOUVER LIBERDADE CULTURAL ,RELIGIOSA DO POVO,MAS VEJO QUE ETAR PRÓXIMO O TEMPO EM QUE O SER HUMANO TERÁ MAIS AMOR AO ´PRÓXIMO SÓ O HOMEM CONHENCENDO A DEUS ISSO MUDARÁ.TENHA FÉ EM DEUS E BOA SORTE.

  2. além da Bíblia foi o único livro que peguei já imaginava chegar em casa para lê novamente,muitas páginas mas conseguir finalizá-lo em 04 dias,o livro é perfeito é um outro mundo a realidade das mulheres chinesas.comprei outros livros na tentativa de viver essa mesma voracidade em ler mas ainda não encontrei.
    http://www.instagram.com/anamerari

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>