dez 142011
 
Dica de Alberto Sartorelli

 

Título Original– La Belle Verte Lançado em – 1996 Gênero – Comédia, Cult Duração – 99 minutos Diretora – Coline Serreau Atores – Coline Serreau, Vincent Lindon, Denis Podalydès, Paul Crauchet País – França

La Belle Verte (na infeliz tradução do título, “Turista Espacial”) é um filme francês, dirigido e protagonizado por Coline Serreau, também compositora da trilha sonora.

A história começa num planeta distante, onde seus habitantes vivem numa sociedade perfeita.   Há igualdade de direitos e de bens entre todos, e vive-se em harmonia. Os moradores se comunicam por telepatia, e têm mais de duzentos anos de vida. Por ter uma organização social desenvolvida e uma moral elevada, sempre é enviado do Planeta Verde algum membro voluntário para planetas com sociedades menos desenvolvidas, a fim de auxiliar na evolução moral dos povos que vivem distantes.

Mila, a personagem principal, aceitou a dura missão de vir à Terra, pois lhe foi relevado que fora levada daqui quando bebê. Os habitantes do Planeta Verde tinham um imenso preconceito para com os humanos, considerados um caso perdido, principalmente após a crucificação de um dos enviados.
Aterrissando em Paris, Mila conhece a civilização. Necessita de água pura, e não a tem. Necessita de comida saudável, e não a tem. Então, precisa recarregar suas energias segurando bebês, únicos seres puros com os quais ela tem contato. A extraterrestre tem incomensurável dificuldade para se adaptar à essa realidade caótica.

Para as pessoas que a tratam com resistência ou grosseria, Mila usa a técnica da “desconexão”, na qual o indivíduo torna-se livre e tem a mente aberta para novas descobertas, eliminando os velhos preconceitos e dizendo sempre a verdade.

Porém, a antítese do filme se dá na indagação: será que há uma sociedade plnamente perfeita? Mesmo o planeta onde tudo é dito “perfeito” há aspectos negativos, como o sentimento hostil para com os terrestres. Além disso, também são retratadas imagens positivas da Terra, valorizando a sociedade primitiva e natural, tema abordado pela Antropologia.

La Belle Verte é uma crítica, apesar de bem humorada, muito dura ao nosso sistema. Expõe rigorosamente a hostilidade com que o ser humano trata as diferenças, além de se perder em vícios e não ter uma vida pura e sã, tanto fisicamente quando na ordem psicológica. A obra é um reflexo moral da sociedade em que vivemos, ainda muito falha e egoísta.

Pouco repercutido na grande mídia, La Belle Verte é um filme que merece ser visto por todos os espectadores não satisfeitos com os rumos da nossa sociedade, pela crítica social muito bem elaborada à civilização e pelo retrato sutil de nossa própria ignorância.

Assista aqui o filme integral legendado em português:

#Nota de Entre Culturas: O filme integral foi liberado para livre difusão na internet por The Green Beautiful International Team. Quando aparecer uma publicidade do You Tube, clique para fechá-la.  Se quiser assistir em tela cheia, clique no botão que tem duas setinhas diagonais para ampliar.

Artigos relacionados:

  7 Comentários para “La Belle Verte”

Comentários (5) Pingbacks (2)
  1. poderia disponibilizar esse filme em hd para ser baixado?

  2. A melhor explicaçao que eu ja vi sobre a real essecia natural do ser humano!!

  3. Obrigada por compartilhar, parabéns pelo gesto, o filme é lindo e traz reflexão. Continue assim, portador de coisas boas, de paz. Obrigada. Doramar.

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>