abr 172012
 
Por Luigi Rotelli

Uma vez assisti a um documentário mostrando a importância do som e da trilha sonora no cinema. Eles colocaram algumas das mais famosas cenas de suspense de Alfred Hitchcock com e sem a música. A diferença era tão grande que a falta da música anulava a cena e mesmo o mais genuíno suspense já produzido em todos os tempos se tornava risível.

O cinema sem uma boa música é uma obra desnatural. A trilha sonora e os efeitos de som que se misturam à música são a alma do cinema. O filme pode até ser mudo, mas não sem uma trilha sonora.

Trevor Jones entendeu isso desde cedo. Ele nasceu na Cidade do Cabo, Africa do Sul, em 1949 e morava defronte a um velho cinema que frequentemente tinha problemas com o som, que falhava durante a exibição. O compositor de trilhas sonoras fortes e incrivelmente expressivas como a do filme “O Último dos Moicanos” e em “Em Nome do Pai” talvez tenha surgido nesse contexto.

Ouça abaixo a música do filme “O Último dos Moicanos” (The Last of the Mohicans), dirigido por Michael Mann em 1992. É de uma força e de uma beleza extraordinária, como a dos personagens do filme, especialmente Daniel Day-Lewis, que passou 6 meses na selva, caçando e pescando antes da filmagem para incorporar o personagem que vive no filme junto com Russel Means, seu pai índio, o irmão Eric Schweig e a bela Madeleine Stowe, que tem um papel forte e expressivo.

A música chama-se Promentory. Ela marca uma longa cena de mais de 8 minutos – do momento em que eles escapam da aldeia Huron ao momento que Chingachgook mata Magua. É a variação de uma dança irlandesa em um apaixonante movimento contínuo, enquanto a orquestra desenvolve ao fundo o dramático tema principal do filme.

Embora o resultado tenha sido extraordinário (eu realmente gosto desse filme) a produção, dizem, foi bastante conturbada, verba e prazo estourados e o estúdio pressionando contra o perfeccionismo de Michael Mann. E Mann, que tinha encomendado a Jones uma trilha sonora com música eletrônica, resolveu mudar de última hora (ainda bem!) para música orquestral.

Com os constantes cortes e montagens da edição, Jones teve que reescrever a música várias vezes para adequá-la ao timing do filme. Com tudo isso, já havia produzido mais de 50 minutos de boa música mas não conseguiu atender a todas as mudanças de último minuto e, com a data de lançamento iminente, Randy Edelman foi chamado para completar a trilha sonora em cenas menores e recebeu a co-autoria nos créditos. Por essa desastrada razão uma das mais incríveis músicas de cinema tornou-se inelegível para concorrer ao Oscar.

Eu tenho o CD dessa inesquecível trilha sonora que sem dúvida era merecedora do Oscar. Da faixa 1 a 9 é Trevor Jones e da 10 a 15 é Randy Edelman. Mas nem precisava dessa informação na contracapa, pois a diferença entre elas é nítida. A música de Trevor Jones é de uma força e um impacto tão grande que em contraste deixa a de Edelman a ver paisagens.

No vídeo abaixo, o próprio Trevor Jones conduzindo o tema do Último dos Moicanos com a RTVE Symphony Orchestra na Espanha em 2006. Na sequência, Main Theme, The Kiss, Fort Battle e Top of the World, todas lindíssimas. Como eu gostaria de ver uma apresentação dessas ao vivo… O som da gravação não está muito bom, mas dá para sentir o impacto do espetáculo. Eu acho uma das músicas mais impressionantes do cinema. Repare a segunda música, The Kiss: é a dança gaélica em violino solo em moto-perpétuo. E o som é parecido com o de uma gaita de foles. O tema principal do filme é dramaticamente desenvolvido pela orquestra em segundo plano e acaba se sobrepondo à dança, que no final é retomada pelo violino. É um espelho do que acontece no filme, em meio ao drama da guerra. (…e quem será essa violinista linda que aparece ao lado do solista?)

Mais para frente vou preparar um segundo artigo sobre Trevor Jones com as trilhas sonoras do delicioso filme Notting Hill entre outros. Mas antes há um outro músico de cinema que gostaria de apresentar. Aguarde. Mais ou menos uma vez por mês eu escrevo um boletim informativo. Subscreva aí na barra lateral esquerda para receber notícias do site.


Artigos relacionados:

  41 Comentários para “Trevor Jones e a música do filme “O Último dos Moicanos””

Comentários (41)
  1. Já assisti a esse filme inúmeras vezes e essa música, “PROMENTORY”(Promotório, elevação), exerce um fascínio indescritível sobre mim fazendo-me criar forças sobrenaturais. Inclusive estou ouvindo-a nesse momento.
    Travor Jones, muito obrigado meu amigo.
    Notice: It seems you have Javascript disabled in your Browser. In order to submit a comment to this post, please copy the code below the form and paste it along with your comment.

  2. Também comprei na época o cd (importado) a um custo enorme. Mas valeu cada centavo. Quando ouço no carro a trilha sonora parece que estou correndo junto pelas montanhas na cena final do filme… Fantástico

  3. a violonista e linda demais nao canso de assistir

  4. É tudo de bom,filme e a música ,é como se fosse mágica

  5. Inspiradoura. promentory é um hino pra mim.cada nota …

  6. E UM DOS MAIORES FILMES FILMES Q JA VI
    ASSIM COMO ERREDO MUSICAL PARABENS

  7. sem comentarios, isso nao se comenta, se escuta, magnifico

  8. Um ótimo filme! Envolvendo uma excelente musica e grandes atores em especial (Daniel Day-Lewis). Me marcou p resto da minha vida.

  9. Muito linda a trilha sonora do filme só hoje pude ouvir.

  10. Esta obra-prima de trilha sonora nos faz compreender porque a música é um dos maiores dons que Deus presenteou a humanidade. Ao compô-la, Trevor Jones com certeza estava em um destes raros momentos de criação em que o resultado só pode ser definido como “pura magia”.

  11. Me trás muita paz interior. Parabéns.

  12. E SENCIACIONAL LINDO TRISTE ROMANTICO PARABENS A TODOS OS PARTICIPANTES ( O ULTIMO DOS MOICANOS )

  13. Cá estou visitando o site para ouvir este relíquia cinematográfica novamente. Estou limpando as lágrima outra vez. Fiz uma pesquisa simples no site para tentar localizar outra relíquia Band oh Brothers ( não sei o nome dela mais a série é esta) interpretada magnificamente pela orquestra de Londres. Gostaria de sugerir que você nos desse de presente este outro tema. É claro que não sei analisar como você mas gosto de ouvir coisas boas e seria um presente seu para nos fãs da boa música mesmo que seja para uma série de TV. A série é magnifica também, é de guerra mais precisamente a invasão da Normandia pelos aliados, é belíssima, belíssima. Gostaria de sua opinião. Um abraço

    • Que bom saber que ainda existem pessoas que tem uma verdadeira sensibilidade para a música. Pensei que somente EU me arrepiava quando ouvia essa trilha sonora. Realmente Trevor Jones teve contato com Ser Supremo. Essa música é perfeita. Ela tem o poder de levar a minha alma pra longe e enxergar o quão sobrenatural e bela é a música. A alma da música não está somente em sua letra, arranjos ou qualquer outra coisa. É a inspiração para sua concepção.

  14. Quando leio comentários tao edificantes sobre uma musica como os ultimo dos moicanos, tenho que acreditar que podemos esperar grandes feitos, grandes criações feita pela humanidade. A sensibilidade ainda nao foi tirada da humanidade, ainda temos esperança de grandes mudanças no futuro

  15. A primeira vez que ouvi o CD, o impacto sobre mim foi tamanho que não pude dormir, passei a noite ouvindo. Passados quase 20 anos, continuo encantada e penso que se em algum momento o homem tem contato com o criador, naquele momento o Sr. Jones estava conectado com as forças do Universo.
    A beleza e força de sua música, move o pulsar de meu coração e enleva a m’nhalma a ponto de parecer estar em outro espaço e tempo… é inexplicável, uma sensação única…

  16. A melhor trilha que eu ja ouvi sem duvida!!!!

  17. Ela merecia o Oscar de melhor trilha sonora da história do cinema.

  18. Música e filme; magníficos e serão vistos e ouvidos para sempre. Obrigado por este presente para sempre .Abçs.

  19. esta musica ultimo dos moicano e uma bela musica para os nossos ouvidos e pra nossos coraçoes parabens as pessoas que compoes

  20. Não me caso de assistir este filme e, esta trilha sonora é de nos tirar o fôlego. Prá mim, que sou louco por filmes de aventuras, este é um melhores que já vi.

  21. Tambem sou apaixonada pelo filme ,pela trilha sonora, pela fotografia pela historia em fim. M A R A V ILH O SO !!!!!!!!!!!!!!!

  22. Bem!
    Uma coisa é certa: o reconhecimento principal foi obtido, o do público, tantos filmes que ganhadores do Oscar já não são lembrados e o Último dos Moicanos continua mexendo com milhões de telespectadores mundo a fora, sendo promentory responsável por todo esse sucesso.

    Parabéns!

  23. Boa síntese. E de fato a trilha sonora é soberba. Faz o cara “viajar” muito enquanto escuta o score. Sei que lançaram duas versões dessa trilha sonora. Na Amazon americana tem duas versões. Talvez a mais recente tenha uma remasterização decente, deve ser isso.

  24. Eu já vi e revi várias vezes este filme, algumas das vezes foi para recordar a trilha sonora que adoro. Sempre me perguntei o porquê não foi ao Oscar, agora que fiquei sabendo, dá para imaginar todo o trabalho que a equipe tem ao realizar um filme e seus contratempos. Lindo filme, lindos atores, linda trilha, umas das mais belas que ouvi. Estou emocionadíssima ao ouvi-la aqui e que apresentação da orquestra hem? Obrigada.

  25. Olá…
    Em alguns vídeos do you tube e outros sites, encontramos a música tema do filme em questão..escrito como The Gael – Last of the Mohicans Theme você sabe me dizer o pq? Já que agora, graças a vc, sei que a música se chama Promentory. Sei que Gael é um nome de origem na galícia, também é o nome de um anjo, o anjo da saúde…Achava que era o nome da música.
    Obrigada!

    • Olá Jane,
      O tema principal da música Promontory é baseado na composição The Gael (que significa “O Irlandês”) do compositor escocês Dougie MacLean, lançado em CD em 1990. Eu já ouvi The Gael e é bem fraquinha. Trevor Jones aproveitou a linha melódica e transformou nessa coisa linda que você ouviu aqui.
      Abraços,
      Luigi

  26. “Uma vez assisti a um documentário mostrando a importância do som e da trilha sonora no cinema.”

    qual seria??? hehehe

    Obrigada!!

  27. De fato, a música tem o poder de alavancar as emoções, mesmo aquelas mais reprimidas. Trabalho há anos com o cinema nas aulas de História e é curioso observar o efeito da trilha sonora sobre os estudantes. O quê dizer sobre a música de O último dos moicanos? Simplesmente: BRAVO!

  28. O “Último dos Moicanos” um filme fantástico , com paisagens da Carolina do Sul lindas e a banda sonora, que também concordo merecia um óscar. Obrigada por nos recordar os filmes (20 anos) e as melhores bandas sonoras! :)

  29. Realmente a música tema do filme “O último dos moicanos” é maravilhosa, uma das melhores que já ouví em toda minha vida. Adoro filme de aventuras, e este filme foi muito bem produzido. A música é uma variação de uma dança irlandesa em um apaixonante movimento contínuo, por sinal, muito triste e forte. A música nos permite viajar no tempo da colonização francesa e inglesa no continente americano. Oa atores e atrizes do filme desempenharam muito bem os seus personagens. Filme de muita ação e dramaturgia.Fenomenal. Todos que trabalharam no filme estão de parabéns ! 17 de agosto de 2012, às 23:40 horas. Belo Horizonte/MG

  30. É sempre emocionante a trilha sonora.Nos remete ao filme maravilhoso e a um devaneio de alma nos píncaros da glória do que o ser humando é capaz de produzir.
    Nos convida também a refletir sobre a tragédia das lutas entre o bem e o mal,entre a vida e a morte.Muito belo!!

  31. Trilha sonora muito bonita, talvez a mais bonita de todas. O filme é fantástico.

  32. nme emocionol muito tanto o filme, quanto a música. pra mim não tem trilha sonora melhor , maguinifico, lindooooooooooo amei

  33. Tudo o que foi apresentado neste vídeo, só posso resumir em uma palavra: Magnífico.

  34. Essa sem dúvida é umas das melhores se não a melhor trilha sonora de todos os tempos, é realmente expressiva, forte, impactante. nos leva a fazer uma viagem no tempo.
    mais como eu faço pra comprar um cd desse com todas as trilhas sonoras do filme. já procurei em varios sites e não encontro, só produto não existente. até mesmo mesmo porque era díficil chegra qualquer produto em minha região porque morarva no oete do estado do pará.
    E voce esta de parabéns por estes artigos, nos leva a ter mais conecimentos a respeito dos filmes, trilha sonoras etc.
    Prabéns.

 Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>